terça-feira, 3 de novembro de 2009

O CIGARRO E OS PROBLEMAS DE SAÚDE

O cigarro é uma droga nos dois sentidos,mesmo lícita,não faz nenhum bem à saúde.Os reflexos disso dão-se desde a nova lei que proíbe o uso do cigarro em locais fechados,como restaurantes,bares e outros locais públicos.
Traz doenças não só para os fumantes diretos (aqueles que usam o cigarro),mas também para as outras pessoas que convivem com estas,e dependendo do grau de proximidade com as mesmas,o mau do cigarro pode ser até maior para eles,chamados de fumantes indiretos (apenas aspiram a fumaça do cigarro) ou fumantes passivos.
O cigarro é lícito para maiores de 18 anos,mesmo assim com essa liberação de venda para os estabelecimentos,os jovens menores de idade vem entrando em contato com essa droga.
Mesmo o fato dos cigarros terem sido lícito para maiores de idade, o Ministério da Saúde sempre foi contra seu uso,mas ele foi praticamente obrigado a aceitar,e poder notar que no verso nos pacotinhos de cigarro há avisos postados pelo Ministério da Saúde falando sobre o mau do seu uso!
Essa medida não tem muito efeito sobre a população,pois o número de fumantes só vêm aumentando,pesquisas afirmaram que 73% dos fumantes não lêem esses avisos enquanto usam o produto.
O cigarro leva ao vício,e como todo vício agrava ainda mais o quadro de um usuário deste produto,causando mais danos inevitáveis à saúde da pessoa que o uso,não importando a faixa etária nem o sexo do usuário.
Seus prejuízos á saúde são visíveis,conhecidos e graves,como os diversos tipos de câncer,como o câncer de pulmão,câncer de boca e outros diversos tipos não apenas relacionados á respiração.
Traz risco de morte precoce,impotência sexual,além de outras 4.700 substâncias tóxicas contidas nesse produto,graves problemas respiratórios,43 substâncias causadoras de câncer,aborto espontâneo ou hemorrágico.
Também faz o aumento da pressão sanguínea,são liberadas várias quantidades de nicotina no sangue,piora a percepção de cheiros e sabores,respiração dificultada e diminui o nível de oxigênio no nosso sangue.
Por isso todos devemos dizer com muita certeza: Não ao cigarro e a qualquer droga,elas só te viciam e não trazem nada de benéfico á saúde pessoal.
O tabagismo além de prejudicar a própria pessoa que está fumando prejudica as pessoas em volta que se torna fumante passivo e quando uma pessoa fumante fuma 1 cigarro é como se o fumante passivo ao lado fumasse 10 cigarros pois a nicotina que a pessoa solta é mais prejudicial a saúde do que é sugada.

Doenças relacionadas com o cigarro.
ALERGIAS DE PELE: A pele é um importante defensor contra os invasores. Ela é constantemente bombardeada e, em geral, age defensivamente em relação aos problemas com bastante sucesso. No entanto, às vezes, um alérgeno domina a pele, provocando uma reação. Essa seção explorará as alergias de pele e as reações que elas causam.

ASMA: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios”.
“Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos”. (GINA – Iniciativa Global para a Asma)
Na definição acima, temos algumas pistas importantes sobre esta doença:
Doença inflamatória: – significa que seu tratamento deve ser feito com um antiinflamatório.
Doença crônica: – a asma não tem cura, mas pode ser controlada.
Indivíduos susceptíveis: – nem todas as pessoas têm asma; é preciso ter uma predisposição genética que, somado os fatores ambientais, determinam a presença da doença.
Episódios recorrentes de sintomas:- os sintomas não estão presentes o tempo todo, são as manifestações de uma piora da inflamação, esta sim presente cronicamente.
A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos: é a inflamação que deixa as vias aéreas mais sensíveis, o que confirma o importante papel da inflamação nesta doença.
Quando expostos a estímulos, as vias aéreas se tornam edemaciadas, estreitas, cheias de muco: - existem estímulos que desencadeiam as crises de asma. A presença destes estímulos, que também chamamos de desencadeadores, causa o inchaço, a presença de muco e o estreitamento das vias aéreas dificultando a passagem de ar, daí os sintomas da asma nos momentos de crise.
Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos.
Se não for tratada, a asma pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, se controlada, é possível levar uma vida produtiva e ativa.
Antigamente, a asma era chamada de bronquite, bronquite alérgica ou bronquite asmática. O nome asma estava vinculado aos casos mais graves. O nome correto é simplesmente ASMA.

BRONQUITE: A bronquite é, na verdade, a inflamação dos brônquios e diferente da asma pode ter sua causa bem definida, por exemplo, uma infecção por bactérias ou vírus. Também difere da asma por apresentar um tempo de início definido e poder ser totalmente tratada.

RINITE: Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica. Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.

PROTOCOLO DE KYOTO

INTRODUÇÃO.
O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).
OBJETIVO & INFORMAÇÕES.
No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.

A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo:

- aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);

- proteção de florestas e outras áreas verdes;

- otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;

- diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
- definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).

EXPECTATIVAS.
Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.